terça-feira, 29 de março de 2005

Recordam-se do "Angra"?

Neste mesmo dia, há 22 anos (curiosamente a uma terça-feira!), mais propriamente em 1983, o cargueiro Angra encalhou na Praia Grande.
O Angra era um navio de 50 metros, com pavilhão canadiano, bandeira liberiana e tripulação portuguesa e cabo-verdiana.
Devido ao mau tempo que se fazia sentir, e às fortes correntes tão típicas desta praia sintrense, o cargueiro andou à deriva acabando por encalhar no vasto areal, perto das rochas (do lado esquerdo de quem está frente ao mar).
A tripulação foi ajudada por alguns locais que se encontravam nas imediações. Alguns destes locais abriram mais tarde o Restaurante Angra, localizado em frente à praia e do qual são proprietários desde então. Aí, expostas nas paredes, podem observar-se algumas fotografias do famoso cargueiro que, devido à sua imponência, acabou por ter de ser desmantelado peça a peça, visto esta ser a única forma de o remover do areal da Praia Grande.

Eu lembro-me tão bem! Tinha oito anos e recordo-me de ter andado lá por cima, no convés do cargueiro, enquanto o desmantelavam. Engraçado... há coisas que não se esquecem!

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 01:27, Blogger Joao said...

eu era um "local" (ainda sou) e lá andei também na noite que ele encalhou :)

 
At 17:34, Anonymous Paulo said...

Deparei-me hoje com uma foto do Angra, encalhado. Lembro-me de ter sido uma atracção de fim de semana.

Bons tempos!

 

Enviar um comentário

<< Home