domingo, 10 de junho de 2007

Ó Pátria Lusa, ó Minha Musa...

Lusitana

Doce e salgada
Ó minha amada
Ó minha ideia…

Faz-me grego e romano
Tu gingas à africano,
como a sereia.
Ó bailarina,
Ó columbina,
És a nossa predilecta,
de prosadores e poetas.
Dos visionários,
quem te vê ama de vez,
nómadas e sedentários.

Ó Pátria Lusa,
ó Minha Musa,
o Teu Génio é Português!

Doce e salgada
Ó minha amada
das epopeias…

Tu és toda em latim
e a mais mulata sim,
das europeias.
Ó bailarina,
ó columbina,
do profano matrimónio,
“nas andanças do demónio”.
Bela e roliça,
dança a chula requebrada,
a minha canção é mestiça.

Ó Pátria Lusa,
ó Minha Musa,
o Teu Génio é Português!


Doce e salgada
Ó minha amada
da companhia…

Es um caso bicudo,
tu és o-mais-que-tudo,
da confraria.
Ó bailarina,
ó columbina,
tu és a nossa doidice,
meiga "amante de meiguices".
Eu te proclamo,
quem te vê ama de vez,
e a verdade é que eu te amo.

Ó Pátria Lusa,
ó Minha Musa,
o Teu Génio é Português!


(Fausto Bordalo Dias)

Etiquetas: